Como funciona o Site?

Este site foi criado para orientar aqueles que querem fazer algo para melhorar a sua realidade, mas não sabem por onde começar ou têm muitas dúvidas sobre o que fazer. E também para trocar idéias com aqueles que já fazem a sua parte, mas que, como eu, precisam de ajuda.

Desde muito cedo eu observei que o que significava grande dificuldade ou sofrimento para muitas pessoas que eu conhecia, podia ser solucionado com idéias e atitudes que algumas vezes (poucas) me ocorriam espontaneamente e, outras (a grande maioria) eram retiradas da observação atenta da realidade, do raciocínio, lógico ou dialético, ou do estudo atento das verdadeiras manifestações da alta cultura, da sabedoria religiosa ou do senso comum, estudo pelo qual eu sempre tive gosto e para o qual eu sempre tive certa facilidade.

Em 2003 eu coloquei no ar a primeira versão do site, onde eu ia expondo meus pensamentos sem uma ordem muito definida. Mas aquela versão já possuía duas seções que pretendiam ter um corpo definido de orientações e instruções. Eram as seções, o Reino e Libertação, cujos assuntos e conteúdos eram mais ou menos os mesmos de agora. Mas, com o tempo, além de perceber que eu deveria tratar de mais uma gama de assuntos – que vieram a dar origem a mais uma seção: Clareza de Pensamento – percebi que algumas percepções muito particulares poderiam ser uma grande contribuição para a comunidade pensante.

A apologética e o estudo levado a sério da doutrina cristã não podem ser pura refutação através de citações bíblicas ou do catecismo. Devemos nos debruçar mais atentamente e examinar mais profundamente as dificuldades que temos para mostrar que a doutrina cristã é a verdade, que a fé é uma atitude perfeitamente racional, que os chamados “progressismo cristão” e “abertura para a modernidade” não são verdadeiramente cristãos, etc. Só assim estas dificuldades podem ser vencidas de uma vez por todas.

Por outro lado, dentro e fora do ambiente religioso, duas coisas são necessárias para que a verdadeira racionalidade humana seja exercida: o pensamento claro, livre de distorções e obstáculos antepostos; e a liberdade de pensamento e ação em relação aos sentimentos que mais freqüentemente inibem a atitude empreendedora.

Assim, as três seções do site – O Reino dos Céus, Libertação e Clareza de Pensamento – são, cada uma, uma explicação completa, com instruções e exercícios, dessas doutrinas que considero de capital importância.

  • A Seção O Reino dos Céus traz uma espécie de “apologética crítica”, isto é, ela não traz apenas refutações às acusações dos não-cristãos. Ela traz principalmente um exame detalhado de todos os problemas de aceitação da verdade cristã, sejam teológicos, psicológicos, sociais ou simplesmente “mal-entendidos”. Ela ajudará todos aqueles que quiserem convencer a outros da verdade cristã, ou aqueles que a estão buscando por conta própria, mas encontram em seu caminho muitas dúvidas e contradições.
  • A Seção Libertação traz um itinerário para alcançar a liberdade psicológica, aquela liberdade necessária para fazer o que é necessário para se ser uma pessoa melhor ou para se melhorar o ambiente em volta.
  • A Seção Clareza de Pensamento traz todo o debate sobre estupidificação das massas e dos meios pensantes, decadência cultural e as causas destas coisas, com as respectivas soluções.
  • Além das três seções principais, nós temos três categorias – Comentando o que há em outros sites, Identidade Cristã e Explicando o Cristianismo – onde são publicados artigos quase totalmente independentes entre si, que fazem sentidos se lidos sozinhos, mas que são, na verdade, aplicações das diretrizes expostas nas três sessões principais e, portanto, farão muito mais sentido se lidos em conjunto com o que vai nessas seções.
  • Os comentários das sessões devem ser usados apenas para sugestões de temas a serem tratados e dúvidas que ainda não foram tratadas em nenhum post anterior;
  • Para dúvidas, contribuições ou discordâncias sobre o que eu falei em algum post, use os comentários daquele post. Eu leio os comentários mesmo dos posts antigos;
  • Para tratar de algum assunto mais pessoal ou sobre o site em si, use os comentários abaixo. Os comentários abaixo não serão publicados;

Sejam bem-vindos ao Battle Site!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s