Captare Recomenda: O Catequista


Imagina se você pudesse ter assuntos e informações relevantes, linguagem leve e textos divertidos, material feito por gente com experiência em catequese, artigos sobre história da Igreja que contam a história como ela realmente aconteceu e a preocupação constante com a verdadeira ortodoxia católica tudo num mesmo lugar? Pois pode parar de imaginar. Este lugar existe: é o site O Catequista.

Há quase três anos no ar, o site O Catequista é um dos sites mais acessados da blogosfera católica brasileira. Sua equipe é formada pelo casal Alexandre Varela (o Catequista) e Viviane Varela (a Catequista), mais o historiador Paulo Ricardo Costa e o webdisgner Ricardo. Só para termos idéia de com quem estamos lidando, o Alexandre foi o responsável pelo Media Center da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Esses caras não são amadores!

Os artigos do site são feitos com uma linguagem voltada principalmente para os jovens e são cheios de referências divertidíssimas ao mundo nerd e aos conteúdos que fazem sucesso na internet. Mas isso não impede que os artigos sejam feitos com profundidade e correção doutrinária. Como vocês devem imaginar, juntar todas essas coisas no mesmo lugar é a receita da polêmica: as discussões rolam soltas nos comentários, e os leitores podem crescer muito com o debate. A postagem sobre tatuagens já está com 184 comentários! E isso, fora os que foram excluídos por serem impróprios.

Os destaques ficam para os textos de apologética (como o mencionado sobre tatuagens) e para os textos de História da Igreja escritos pelo Paulo, como os da série Os Papas. Outro destaque fica para última ideia genial dessa galera foi juntar vários blogueiros em um programa ao vivo pela internet que foi chamado de Liga dos Blogueiros Católicos.

Este projeto foi, na verdade, uma digievolução do Catecast, podcast feito pela equipe do blog falando dos assuntos mais polêmicos tratados no blog. Depois das primeiras edições do Catecast, eles começaram a convidar outros blogueiros católicos pra participar e como era difícil reunir o pessoal no mesmo lugar para gravar o podcast, a coisa começou a ser feita por audioconferência via Skype. Quando eles fizeram os Catecasts – Plantão da JMJ, o Bruno Linhares me indicou para participar. Depois destas participações, não sei por que cargas d’água eles nunca me expulsaram, e eu fui incluído no chat dos participantes do Catecast. O desenvolvimento natural foi colocar o pessoal em vídeo conferência num programa ao vivo. Para assistir os programas passados da Liga, basta visitar o Canal da Liga no Youtube.

Este é o primeiro artigo de uma série de artigos que serão escritos para divulgar os blogs e as fanpages participantes da liga. O Campo de Batalha procurará ser a referência quando alguém quiser saber de que trata cada participante da liga, a qual deles recorrer quando alguém tiver alguma dúvida. Basta clicar na tag Liga dos Blogueiros Católicoslogo abaixo para ver quais participantes já foram recomendados e comentados.

Divirta-se e informe-se com O Catequista e a Liga dos Blogueiros Católicos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s