Captare recomenda: Contra Impugnantes

Nos meus artigos para o Apostolado Digitus Dei já comentei de passagem que São Pio X é um dos nomes-chave de santos cuja obra devemos conhecer e estudar se quisermos entender e superar a crise pela qual a Santa Igreja de Deus passa atualmente. Quem está atento aos sinais dos tempos (hehehe), já deve ter percebido que o mundo também passa atualmente por uma crise moral. E quem me conhece pessoalmente, provavelmente já me ouviu dizer que as duas crises estão intimamente ligadas: a crise de identidade cristã que vivemos é reflexo da crise que o próprio mundo vive.

Sobre isso, o blog Contra Impugnantes traz o trecho de uma Carta Encíclica do papa São Pio X, a Vehementer Nos. Ela trata das relações entre o Estado e a Igreja. A parte que mais chama atenção no trecho postado no Contra impugnantes é o parágrafo 8, onde o papa faz uma profecia (“Ora, venha a desaparecer o acordo entre o Estado e a Igreja, e dessas matérias comuns pulularão facilmente os germes de contendas, que se tornarão agudíssimos dos dois lado[…]”) que hoje está sendo cumprida ipsis litteris, o que é óbvio para qualquer um que saiba um pouco o que está acontecendo no cenário sócio-político do mundo.

Esta é uma das abordagens do Contra Impugnantes, criado pelos professores Sidney Silveira e Carlos Nougué: uma análise sensata, inteligente e precisa da realidade contemporânea, sempre baseada em fontes muito cristãs. A outra abordagem do blog, que é igualmente importante para a superação da crise atual, seja no mundo,  seja na Igreja, é o estudo dos problemas atuais sob a ótica da Filosofia de São Tomás de Aquino, que é a verdadeira filosofia cristã, da qual toda a ciência é grande devedora. A propósito disto, o Sidney Silveira também é fundador da Editora Sétimo Selo que, entre outras obras cristãs, traduz livros de São Tomás. O que é uma vergonha, pois as grandes editoras só se preocupam em traduzir bobagens asnais enquanto obras importantíssimas como estas têm que ser traduzidas, editadas e publicadas por pessoas simples, que têm que fazer grandes sacrifícios para arcar com o custo de uma empresa destas.

Não deixem de conferir os textos citados e de acompanhar o Contra Impugnantes, pois com certeza vocês acharão lá bases sólidas para entender melhor a realidade e conhecer os remédios para as mazelas de nossa época.

Boa leitura!

Update – 11:35h: O Sidney postou lá no Contra Impugnantes, um agradecimento à minha recomendação. De nada, Sidney! Eu é que deveria agradecer: primeiro, por você ter decidido continuar postando no blog depois do apoio que recebeu do pessoal do Index Bonorum; segundo, porque eu sei como seu blog é visitado, e com certeza é meu humilde espaço que ganha mais com a sua menção!

DL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s