Captare recomenda: blog do Angueth

Como vocês devem ter reparado, há poucos links ali na barra Recomendo. Isto acontece porque todos os links que estão ali estão recomendados por uma razão, que é concernente às coisas que eu defendo e que é explicada em postagens como esta, que eu faço no momento que adiciono o link na barra. Há poucos não só porque há poucas coisas que eu realmente recomende na internet hoje em dia, mas porque considero necessário dizer por que, afinal de contas, eu recomendo este ou aquele site.

Com este meu novo ímpeto de dinamizar o site, vou tentar preencher logo esta barra com todos os sites que tenho em mente, pois para isso não é necessária nenhuma pesquisa mais aprofundada.

Hoje estou aqui para recomendar um blog excelente para aqueles que estão interessados numa cultura e num pensamento verdadeiramente cristãos. Melhor ainda se estas coisas forem ilustradas freqüentemente por textos destes que eu considero os maiores pensadores que existiram no Séc. XX, e que – ironia das ironias! – infelizmente são tão pouco conhecidos pelos católicos e/ou brasileiros de hoje em dia: G. K. Chesterton e Hilaire Belloc. E é justamente isto que vocês vão encontrar no blog do Angueth.

Antônio Emílio Angueth de Araújo é um professor de Belo Horizonte – MG, tradicionalista e fã dos pensadores acima mencionados. Sua principal contribuição para a blogosfera católica – e para a conservadora também! – vem na forma das traduções que ele faz dos textos de Chesterton e Belloc, tendo inclusive traduzido alguns livros inteiros como “As Grandes Heresias” do Belloc. Mas ele também responde perguntas de seus leitores e faz comentários de notícias atuais de modo fiel à Tradição. Portanto é também um ótimo exemplo de qual deve ser a postura de um verdadeiro católico.

Para vocês terem uma noção do que estou falando, e para conferirem um pouco da genialidade do G. K. Chesterton, recomendo o texto “Será o Humanismo uma religião?”, que demonstra como o humanismo secular não é nada em comparação com o “super-humanismo” da Religião. E para que vocês possam conferir um pouco da genialidade de Mr Belloc, recomendo o começo da tradução de um outro livro seu: “O Estado Servil”, que trata de um sistema econômico baseado em verdadeiros valores cristãos e alternativo tanto ao capitalismo quanto ao socialismo. E como um exemplo de ortodoxia cristã, recomendo o texto “Nossa participação na Vida Divina”, que traz um excerto do Compêndio de Teologia ascética e Mística, do padre Tanquerey, livro que eu chamo de “Manual de Instruções do Ser Humano”.

Dito isto, boa leitura!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s