Acordo entre Governo Brasileiro e a Igreja II

Ontem no G1 saiu mais uma notícia sobre o acordo entre o Governo Federal e o Vaticano, que já foi comentado aqui no Battle Site. Quem me passou a notícia foi  o Andarilho, que a recebeu de um colega. A notícia de ontem, trata da aprovação em plenário do acordo na Câmara Federal. Confiram:

Acordo entre Brasil e Vaticano passa na Câmara dos Deputados

Texto prevê manutenção de bens culturais da igreja católica. Medida foi assinada pelo presidente Lula e o Papa Bento XVI.

Da Agência Estado

Sob protestos do PSOL e do PPS, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (26) a ratificação de acordo entre o Brasil e o Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade das instituições religiosas perante as leis trabalhistas.

A íntegra da notícia está aqui. O texto do acordo está aqui. Alguns comentários:

  • O protesto dos “moralistas” do PSOL e do PPS não merece maiores comentários. Mas é mentira que o acordo preveja a instituição do ensino religioso. Faz apenas a ratificação do ensino que já existe nas escolas.
  • A notícia diz que “o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas”. Dito assim, parece que a Igreja quer a preservação destes bens simplesmente porque quer. A notícia omite uma parte do acordo fundamental para que se entenda da maneira correta o trecho citado, que é a explicação de que tais bens fazem parte do patrimônio cultural do próprio país. A manutenção será feita porque eles são patrimônio do país e não porque são da Igreja. A informação de que a manutenção será feita com recursos do Estado, omitida a informação que eu referi, parece ter sido colocada ali justamente para açular o ânimo do povo contra o acordo, dando a impressão que o que está sendo feito é contra o interesse público.
  • Outro ponto que o Andarilho ressaltou foi o pedido da bancada protestante do congresso de estender os “privilégios” do acordo às demais religiões. Para começo de conversa, e isto foi outro erro do texto da notícia, “privilégios” é a senhora sua mãe! Não se trata de privilégio, apenas o acordo é específico entre o Governo e o Vaticano. O Vaticano não tem mandato para falar em nome de outras religiões, e se o fizesse também seria criticado por ingerência. Nada contra as outras religiões costurarem acordos com o mesmo teor com o governo, desde que se leve em consideração a contribuição cultural e histórica destas religiões para o Brasil, da mesma forma que este acordo leva. Além do mais, o texto do acordo tem, em várias partes, o lembrete de que as outras religiões têm que ser respeitadas. Novamente, ninguém precisa acreditar em mim. É só ir lá e ler o texto da concordata.

Ainda bem que a exigência do diploma de jornalista foi abolida, porque se é essa a qualidade dos jornalistas formados em nossas faculdades, elas devem simplesmente acabar. Jornalismo com qualidade e honestidade já!

Update: O Blog Deus lo Vult também está comentando a aprovação da concordata e o histerismo paranóico que algumas pessoas fazem sobre um acordo que nem leram. Confiram aqui.

Uma opinião sobre “Acordo entre Governo Brasileiro e a Igreja II

  1. Pois é.. a oposição se vale da máxima que embala a massa: “ninguém consegue saber como o governo gasta o dinheiro…” e suscita essa discussão pra incitar o povo a desaprovar.. ainda mais, vejam só, às vésperas do início das propagandas eleitorais para o ano que vem..

    E, como eu respondi ao que publicou a notícia para mim, esses fatos me lembram de que somos ainda omissos no que tange ao acompanhamento aproximado das atividades dos eleitos.. esse é o primeiro ponto pra melhorar..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s