Eleição do Papa

(Aviso: Este post foi publicado no antigo Captare’s Battle Site. Portanto, muitas idéias aqui expressas podem não corresponder ao que penso atualmente, podendo até mesmo contradizer meu modo de pensar atual).

“Glorious, don’t be afraid
To lead the way with thy sword!
Glorious, you are the chosen one!!! Go…
Spread your fire!!!”
(Spread your fire – Angra
in Temple of Shadows)

Eu estava trabalhando nessa terça, juntamente com um colega meu que também é católico, quando nós recebemos o telefonema, de um outro colega católico, dizendo que o novo Papa já havia sido escolhido. A chaminé da Capela Cistina havia expelido a fumaça branca e os sinos haviam tocado, mas ainda o porta-voz do vaticano ainda não havia feito o anúncio solene. Eu fiquei a tarde toda na expectativa e na curiosidade: quem será o novo Papa?!

Soube através de uma funcionária de uma clínica de cirurgia plástica em Botafogo que havia sido escolhido o bom e velho(essa foi infame) Josef Ratzinger. “Ih, ferrou!” pensei eu de início, mas logo em seguida pensei, com um meio sorriso, “Hum…Por que não?” Aí me veio na cabeça um monte de fatos engraçados ligados a esse episódio, que podem não querer dizer nada, mas que também podem ser decisivos para se fazer um retrato do que pode ser esse Papado, e no quê ele pode influir em todo panorama mundial, principalmente no que diz respeito a moral e relacionamento entre Igreja e sociedade. A citar:

– Essa escolha contrariou as expectativas de muitos estudiosos críticos do Vaticano, principalmente no campo da política. Muitos pensaram no Africano, da Nigéria, ou em outro, Italiano, inclusive apoiado pelo próprio Ratzinger. Alguns mais intusiastas falavam atá mesmo do Cardeal Arcebispo de São Paulo(um Papa brasileiro?). Mas muitos estavam céticos quanto as possibilidades de Ratzinger chegar à Cátera de São Pedro. Mas eu mesmo já havia apontado essa possibilidade, inclusive O Andarilho, achava pouco provável que fosse ele, mas eu insisti: “num sei não, mas algo me diz que ele é um forte candidato…”

– Bento XVI faz parte da ala conservadora do Vaticano, casta responsável pela maior parte das acusações de que a Igreja é Retrógrada e intransigente, não pelo conteúdo de sua pregação mas por sua postura inflexível quanto ao diálogo com os mais modernistas. Isso, é claro gera aqueles muxoxos por parte daqueles que não entendem nada sobre a Igreja e nem mesmo sabem o que é uma religião, e nã gostam de ver nada pelo lado espiritual. É comum, nessa altura, ouvirmos frases como: “É por essas e outras que muita gente tem se afastado da Igreja!!!”. Uma pérola, não é? Pois é, mas a caridade cristã me obriga a ser tolerante com essas pessoas. Algo curioso é que o Papa, enquanto ainda era Cardeal Josef Ratzinger, arranjou como inimigos até mesmo alguns jovens do Vicariato do qual participo, quando da publicação de uma Carta Apostólica sobre família, homem e mulher e seus papéis na sociedade. Tá certo que muitas afirmações da carta não condizem com a realidade mundial hoje, pricipalmente aqui na América Latina, mas será mesmo que esse é o aspercto mais importante a se prender?

– Por fim, Bento XVI é alemão, Bento XV também era, sendo inevitável que se fizesse, pricipalmente da parte de uns grupelhos mais desorientados e exaltados, uma relação entre os citados Pontífices e o movimento Nazista, até mesmo levando em consideração que o nosso Papa serviu o exército Alemão em tempo de guerra. Bom, esses detalhes são independentes de nacionalidade e é claro que não tem “nada a ver a bunda com as calças”, mas o povo adora criar uma polêmica idiota…

Mas, vocês podem perguntar, o que Captare acha disso tudo? Eu tenho me mantido quietinho do lado de fora, apenas observando, sem dar nenhuma opinião. A escolha do Papa foi obra do Espírito Santo, não havia outro a ser escolhido naquele momento, então ir contra isso seria uma atitude de rebeldias um tanto despropositada. Algo fez cócegas no meu subconsciente ao lembrar que Bento XVI é bem conservador, mas não será necessariamente radical ao lidar com outros em sua missão, só se Deus permitir(ele tem assistêmcia direta d’Ele…) e de uns tempos pra cá eu tenho evitado conflitos com essa casta(os conservadores) para minha própria saúde psicológica!

E o que mais, Anjo Terrestre? É claro que todos esses eventos, e mais em particular essa escolha, trará mudanças aparentes bruscas, principalmente na imagem do Papa, que antes era carismático e tinha facilidade de comunicação, esse parece ser mais “na dele”. Deverá haver uma mudança no ritmo dos diálogos interreligiosos pois, mesmo o Papa prometendo continuar a obra de João paulo II nesse campo, eles são pessoas diferentes com dons e atitudes diferentes. Mas no aspecto moral e doutrinário e até mesmo no espiritual, alguns analistas dizem que bento XVI tem mais facilidade que o antigo Papa, dizem que ele é um homem de oração, muito inteligente e arriscam dizer que ultrapassa, em Santidade, João Paulo II. Oxalá seja assim mesmo!

Seja como for, ninguém tem o direito de fazer críticas orgulhosas: “O Espírito sopra onde quer!” e soprará sobre esse Papa, eu tenho fé, até mesmo para que ele supere suas limitações. “Entrego-me às vossas orações!”, foram as palavras do Vigário à assembléia, então só o que podemos fazer agora é rezar pelo novo Papa, católicos ou não, pois mesmo para aqueles que não comungam de nossa fé, ele é uma figura muito influente no mundo, em favor da Paz e do Amor.

Façamos isto, então! Rezemos pelo novo Papa!

Captare – O Anjo Terrestre

*************

E>Hello!!!<3

Como têm andado, anjos terrestres? Eu tenho andado muito ocupado! Mas longe de ser uma reclamação, afinal é assim que eu gosto que a vida seja, é mais uma satisfação pela ausência. As batalhas do dia-a-dia são cruéis, vocês bem sabem, e às vezes a gente pode estar cheio de tempo mas sem a mínima disposição, cansados de batalhas que acontecram minutos antes. Mas mesmo assim, mãos à obra.

Hoje aconteceu um fato histórico que, pelo menos eu, me lembrarei pelo resto da vida! Trata-se do encontro entre Sândalo Branco, Celinha(do Blog “Fênix”) e eu, Captare. Explicando: Eu já conhecia a Celinha de longa data. Ela mora aqui perto e nós somos grandes amigos. Mas a Sândalo nós só conhecíamos pela internet, trocando comentários de blog, scraps do ORKUT, etc. Neste feriado decidimos nos encontrar pessoalmente. Foi assim: A Sandalo deu o pontapé inicial no ORKUT, falando que a gente podia se encontrar quando eu disse que não havia foto nenhuma dela na Internet. Daí, com a iminência do feriado eu disse que seria a ocasião ideal. Daí elas concoradaram. Daí eu mandei um scrap com meus telefones prá Sândalo, e ela me mandou duas mensagens na Madrugada de ontem que eu só fui ver ontem de manhã. Daí eu mandei umas mensagens para ela que acabaram acordando ela(tadinha…) e depois ela me ligou e nós combinamos por alto ir ao Norte Shopping, e depois eu liguei prá Celinha para acertar a hora. Às três e meia(o horário marcado) estávamos a caminho do Norte Shopping eu, Celinha e o Chandler, namorado dela. La nós esperamos um pouco à frente do teatro(local marcado) e lá veio a Sândalo. Ela quem teve que nos reconhecer pois nós não tínhamos nunca nem visto foto dela. A partir daí foi tudo o que podia ter sido e mais um pouco! Conversamos um bocado, tomamos uma taça de sorvete do tamanho de uma tartaruga adulta, tentamos convencer a celinha a continuar o conto dela(hehe…) vimos e nos apaixonamos pelo Kartódromo do shopping prometendo voltar lá quando pudéssemos, tiramos fotos(que a pedido da Sândalo, não serão divulgadas, não insistam!)… Eu acho que a gente até conversou pouco, mas até que foi bom pra um primeiro contato. E eu estou ansioso pelos próximos!

Hoje, os jovens(incluindo eu e O Andarilho) e alguns adultos lá da Igreja se reuniram para acertar os detalhes necessários para a reativação da peça “Francisco – O Pobre de Deus”, sobre São Francisco de Assis. É isso mesmo! Vamos voltar a encená-la. Já marcamos novas reuniões e ensaios e estamos com ambições de levá-la a vários lugares! Taí mais uma oportunidade para quem não viu da última vez!

Hoje ficamos por aqui. Passem no Blog da “Sândalo Branco“, que mudou de endereço e agora, em seu novo espaço fala sobre muitos assuntos, como a diferença entre homens e mulheres e a saída de Jayme Monjardim da direção de “América”. Dêem uma visitada no “Legado do Andarilho“, que traz a repostagem de um texto sobre beleza e julgamento superficial.

E>See Ya!!!<3
Captare

Deixe uma resposta

