Depressão

(Aviso: Este post foi publicado no antigo Captare’s Battle Site. Portanto, muitas idéias aqui expressas podem não corresponder ao que penso atualmente, podendo até mesmo contradizer meu modo de pensar atual).

“No fim das contas ninguém sai vivo daqui,
Mas, vamos com calma…”

(“Só Por Hoje” – Legião Urbana in “O Descobrimento do Brasil”)

Numa de minhas andanças religiosas, em busca de alimento espiritual e intelectual, eu fui parar uma vez na comunidade cristã Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP. O líder da comunidade é o padre Jonas Abib, e ele prega todos os dias numa espécie de Anfiteatro coberto(Rincão) que tem dentro da comunidade. Num dos dias em que eu passei na comunidade ele estava falando sobre depressão.

Há cinco anos atrás eu conheci uma garota por quem me apaixonei muito seriamente. Ela se chamava Tábata, e tinha um histórico amoroso muito problemático(Quem der uma olhada na minha biografia saberá mais detalhes de como a conheci). E por causa disso já tinha sofrido de depressão. Em nossas conversas ela chegou a dizer que quando se está em depressão, a pessoa logo pensa em se matar. “Faz sentido!”, eu pensei, e então eu descobri que eu nunca sofri de depressão na minha vida e sim de estados depressivos, pois apesar de eu nunca ter descartado a hipótese de suicídio, eu nunca pensei seriamente em dar um fim a minha própria vida.

Mas o Padre Jonas veio trazer uma luz sobre essa questão, espiritual e psicologicamente falando! Ele disse, em sua pregação, que a depressão é como um desmaio: A pessoa vive cheia de problemas, com muita pressão em cima dela, e cada vez mais ela acha que as coisas não dão certo pra ela, a motivação vai indo embora dando lugar ao cansaço, à frustração, à tristeza, e por fim ao desespero, tudo vai se acumulando até que uma hora a pessoa entra em colapso. Ou ela desmaia ou se rende à depressão. A diferença é que com um desmaio, a pessoa perde a consciência, desliga por um tempo e pode recarregar as energias, talvez depois que o problema que a levou ao desmaio já esteja resolvido. Com a depressão é pior!

Quando a pessoa entra em depressão ela não tem vontade de fazer nada, não tem forças para fazer nada, como se estivesse desmaiada. Mas tem consciência de tudo o que acontece em volta, e nenhuma esperança de que a situação melhore. O colapso é só físico, enquanto a mente desesperada continua funcionando…

Mas apesar disso ela, como o desmaio, é NECESSÁRIA!!!

A depressão é a forma que a natureza encontrou para dizer: “Já chega! Você forçou seu corpo e espírito mais do que eles agüentavam!!! Agora ou você se entrega e admite que precisa de ajuda, ou você vai continuar sem forças pra nada enquanto tenta lutar pra continuar na atividade!” Geralmente as pessoas que entram em depressão são aquelas que tomam todas as responsabilidades para si, ou aquelas que acreditam estar sempre sozinhas, e nesses dois grupos se encaixam os grandes questionadores, as pessoas de atitude, que nunca se conformam com a situação em volta, com a injustiça e com a hipocrisia. Estas pessoas estão sempre em busca da verdade seja ela qual for, e o problema disso é como disse o Rei Salomão de Israel: “Quem aumenta o seu conhecimento aumenta também a sua dor!” Quem procura saber os porquês da realidade, invariavelmente saberá que os problemas que tornam a vida dura são questões difíceis de resolver, que mexem com os caprichos de muitas pessoas geniosas, e que tomariam um longo tempo para serem solucionadas. Com isso a pessoa desanima, apesar de ainda acreditar que é responsável pelos problemas que vê diante de si. Assim também acontece com alguém que se deprime com seus problemas pessoais, os resultados não aparecem embora a responsabilidade vá aumentando a cada dia. Seja você uma pessoa que se preocupa com as questões da humanidade ou uma pessoa com a família em crise(ou os dois!), se você continuar lutando sozinho(a) uma hora você vai entrar em depressão, e se você continuar fazendo força você NÃO VAI SAIR DE LÁ!

É claro que quem está em depressão nesse momento provavelmente não estará em condições de ler isso, mas esse texto fica mais como um alerta, uma espécie de vacina para prevenir a depressão, para que você saiba mais ou menos como se chega nesse estado, mas também como um guia para você EFETIVAMENTE ajudar quem você conhece que esteja nessa condição. Vale lembrar que a depressão NÃO É FRESCURA!, NÃO É LOUCURA! e principalmente NÃO É UMA FUGA!!! Ela é na verdade um desmaio com defeito. Então não adianta ficar falando coisas idiotas do tipo “Levanta dessa cama! Se anima!” ou “Isso não é vida! Você precisa se alegrar um pouco!” porque as coisas não são tão simples assim. Ao invés disso, não fale absolutamente nada, FAÇA! Fique ao lado da pessoa lhe oferecendo sua companhia, lave sua louça, arrume suas coisas, leia-lhe histórias positivas… Lentamente a pessoa vai se abastecendo do amor que você está passando a ela, ela vai voltar a falar, vai desabafar seus problemas, vai chorar bastaaante e vai se erguando desse estado. Talvez não seja a cura completa, mas a pessoa com certeza estará em condições de procurar uma ajuda mais qualificada (médico, psicólogo…) e principalmente, agindo assim você estará sendo um Anjo na vida dessa pessoa exorcisando um demônio muito sério na vida das pessoas que é a Depressão!

Captare

*************

E>Hello!<3

Ainda com atualizações meio tortas e irregulares seguimos com nossa luta pelo mundo real e virtual! Tem acontecido muita coisa comigo, vocês não fazem nem noção!

A primeira coisa de importante que tem acontecido na minha vida é o surgimento de um coral formado só de jovens na Igreja em que eu congrego. O coral está sobre minha orientação e também sob a orientação d’O Andarilho. Nós temos ensaiado muito e graças a Deus o pessoal é muito empenhado e sabe cantar um bocado! Nós inclusive já fizemos a liturgia de uma Missa inteira e todas as músicas ficaram ótimas!!! Agora estamos pensando em fazer uma pequena apresentação para a Missa de Natal, pegando tembém os casais da Pastoral Familiar, fazendo um graande coral! Se tudo der certo, essa vai ser uma apresentação pra ficar na memória da paróquia como foi a primeira Via Sacra na rua e a apresentação da peça sobre São Francisco de Assis!

Outra coisa legal e um tanto inusitada( pelo menos para um metaleiro como eu) que está acontecendo é que eu estou fazendo aulas de dança de salão. Isso mesmo! Eu, Captare, estou fazendo DANÇA DE SALÃO!!! Como eu fui parar aí? Simples: Eu tava afim de uma garota de uma Igreja de um bairro próximo, e um dia eu descobri que ela fazia dança de salão nessa paróquia. Aí, quando eu tava tentando sair com ela, teve um dia que eu fui numa das aulas falar com ela e acabei batendo o maior papo com o Gustavo, instrutor de dança dela e todos eles acabaram me convencendo a fazer a aula. Eu pensei em várias coisas para tomar a minha decisão: Primeiro era que a garota (Milena) estaria lá, e mesmo que eu não tivesse nenhuma chance de ficar com ela, seria mais uma boa amiga pra bater um papo; Segundo, quem trabalha deve fazer uma atividade física, para relaxar e acalmar o estresse; Terceiro, eu conheceria muita gente nova; Quarto, numa festa eu provavelmente não ficaria mais parado, o que aumentaria o grau de diversão; Quinto, a instrutora de dança se chama Amanda, e como eu nunca vi nenhuma Amanda que fosse feia, bem, vocês já sabem, vale a pena aprender com ela…

E falando em garotas, eu disse que teria novidades com relação a isso. Bem, eu estava me referindo justamente a Milena mas fora a novidade citada acima, não rolou nada entre nós, e eu não sei se realmente rolará, mas em compensação eu fiquei de novo com a Viviane e com a Shirley, mas essas duas ocasiões foram mais como lanche no McDonalds: É bom, é ótimo mas a gente paga caro, e não aproveita quase nada. A maior novidade é que talvez eu esteja gostando de alguém lá na minha Igreja, e o pessoal já tá começando a perceber. Quer dizer, sempre rolou aquela zoação falando que nós éramos namorados(por razões nada dignas), mas agora isso tá sendo visto de uma forma mais racional. Não falo mais nada com relação a isso, pois existem dez vezes mais dúvidas do que evidências, mas vamos ver como isso se desenrola…

A FalangE, está iniciando a pré-produção das músicas “Rebelião” e “Perpetuação” enquanto nós ainda estamos gravando as outras músicas do EP demo. A Morbid Cry, ao que tudo indica agora está completa, em termos de integrantes, vamos ver como vai rolar daqui pra frente.

Recomendo que vocês visitem o Blog “Fênix“, da Marcela. E agora passo a recomendar que vocês visitem o Blog da “Sândalo Branco“, que é um blog altamente cultural e que põe qualquer um que o visita para pensar…

E>See Ya!<3
Captare

Deixe uma resposta

