Medo do compromisso

(Aviso: Este post foi publicado no antigo Captare’s Battle Site. Portanto, muitas idéias aqui expressas podem não corresponder ao que penso atualmente, podendo até mesmo contradizer meu modo de pensar atual).

“Swimming naked of beliefs
And Responsibilities
Just Feel the sea of Bliss…

Mother Nature brings to me
In fantastic purity
Everything I need…”

(Z.I.T.O. – Angra in Holy Land)


Vocês já se perguntaram por quê, apesar de todos reclamarem de que o mundo está indo pro buraco, ninguém faz nada para mudar isso. Bem, na verdade tem até gente que faz alguma coisa mas são tão poucos que acabam nem fazendo tanta diferença. Por exemplo: Muita gente aqui no Estado do Rio de Janeiro se pergunta onde nós vamos parar com tanta violência. Todos reclamam do fato de que até a polícia hoje tem medo dos bandidos e o pior, TODOS se sentem prejudicados com essa situação!

Agora, pergunta quantas pessoas estão realmente envolvidas em projetos educacionais que visam tirar as crianças do caminho das mas influências do tráfico? Quantos pais estão realmente interessados em conversar com seus filhos sobre a situação e ensiná-los que quem entra na vida do crime invariavelmente tem vida curta? Quantas pessoas estão realmente usando o disque-denúncia? Quantas pessoas estão realmente pegando no pé da governadora e seu secretário de segurança/marido? Agora, pergunta do quê tá todo mundo reclamando???!!

Isso é um retrato do que acontece aqui no Rio, e de apenas uma das coisas que acaba fazendo com que o mundo pareça estar perdido. E o pior é que é um problema óbvio, e todos sabem como resolvê-lo, mas parece que estão esperando alguém mandar fazer isso!

O mundo está cheio de problemas-óbvios-que-todos-sabem-resolver, mas ninguém quer levantar uma palha para resolvê-los. As desculpas são muitas: Falta de tempo, cansaço, o fato de se estar sozinho… mas o motivo é apenas um, ou melhor, são quatro: Medo, Preguiça, Egoísmo e Falta de Fé!

O mundo e seus habitantes estão contaminados hoje por uma doença chamada “Medo do compromisso”, qualquer coisa que exija um certo comprometimento da parte das pessoas é encarado como algo chato ou complicado, e de qualquer forma insuportável para os seres humanos do século XXI, que querem mais é curtir a vida como se não houvesse amanhã e que acham que ajudar os outros de graça é dar um de otário, e que se envolver em uma causa social é coisa de nerd, ou de maluco, ou de gente revoltada, que uma religião deve ser comprometida com o desejo dos fiéis e não o contrário.

Só que há muito tempo eu ouvi uma frase que me fez entender o porquê de toda essa campanha para desmoralizar todo o tipo de compromisso: A verdade compromete! Se não querem que saibamos a verdade, então é lógico que não querem que nós assumamos nenhum compromisso, seja com uma religião, seja com causas políticas ou sociais, seja com uma pessoa do sexo oposto, família, etc. E o melhor jeito de se fazer isso é convencer a todos que fugir de todo e qualquer compromisso é a última moda.

Hoje em dia, nós “ficamos” em vez de namorar(casar então, nem pensar), nós reclamamos que detestamos política e por isso não mos envolvemos com ela. Nós homens procuramos fugir quando descobrimos que aquela garota em quem demos um picote, está grávida. E as mulheres preferem ter produções independentes a se comprometer com um cara que vai querer que elas fiquem em casa cuidando dos filhos. Aliás, nós não nos comprometemos nem mesmo com a educação dos nossos filhos, deixamos que a televisão e aquela tia Teteca da escola façam todo o trabalho sujo. Inventamos até mesmo uma nova modalidade religiosa, o Católico Não-Praticante(vê se pode!)!!!

Do jeito quer eu falo pode até parecer piada(mesmo que seja sem-graça), mas É piada! Precisamos acordar e ver que enquanto não nos comprometermos de coração com alguma coisa, alguma pessoa, algum Deus, a ponto de nos sacrificarmos por isso, estaremos negligenciando as únicas verdadeiras soluções para os problemas da humanidade. Precisamos parar de fugir da responsabilidade, seja ela terminar um sdimples relatório ou ser crucificado para salvar pessoas que não estão nem aí, Aí sim poderemos reclamar com razão, se bem que eu duvido que alguém realmente tivesse tempo para reclamar!

Como o Senhor Jesus disse: “Como podes tú falar da PALHA que está no olho do teu irmão, quando tens um TRAVE no teu olho?” E eu completo: Vocês fazem parte da humanidade, então resolvam seus próprios problemas, com compromisso e não descaso, e vocês estarão resolvendo parte dos problemas da humanidade, depois partam para ajudar aqueles que estão em volta sem medo de que eles se aproveitem, e quando ver, pelo menos o lugar em que você vive já estará decente para você viver. Isso não é utopia! É apenas arrumar a casa!

– “Mas aí eu não vou estar resolvendo oss problemas do Estado do Rio, muito menos do mundo!” – Você pode questionar, ao que eu respondo: – ” Realmente não, mas o mundo é a cruz de Jesus Cristo e o Estado, a cruz da Rosinha , não são suas!”

Pode ser que um dia você realmente ganhe responsabilidades tão grandes quanto essas mas até lá não se esqueça que se você quer realmente se comprometer, primeiro perca o medo com os compromissos que você tem hoje! Família, amigos, filhos, esposa, marido, Igreja, eleições municipais, seja lá o que for, LEVE A SÉRIO!

E pare de reclamar seu(sua) velho(a) rabugento(a)!!!

Captare

**********

E>Olá!<3

A quanto tempo hein! Alguns Anjos Terrestres já estavam até mesmo reclamando(e com razão!) da falta de postagens! Então taí uma beem longa para vocês refletirem e divulgarem.

Sobre mim o que eu posso dizer é que tem acontecido muita coisa comigo: Estou trabalhando bastante, consegui tirar minha carteira de motorista, já fiquei com duas garotas que não duraram nem duas semanas cada uma, acabei de organizar um campeonato de futebol entre as paróquias(Igrejas) da região onde eu moro fora que eu estou em grande expectativa para um show que vai acontecer em breve.

Quanto a essas duas garotas, elas são de lá da praça de Rocha Miranda. A primeira, Raquel, eu já conhecia porque fazia parte do nosso grupinho, ela nem é bonita(como eu já tinha comentado uma vez com as outras garotas) mas é bem legal, ou pelo menos eu achava isso. Acontece que houve uma época em que ela estava muito “agradável” comigo então, num dia que ela me chamou para dar uma volta eu puxei ela pra junto de mim e dei um beijo nela! Depois disso veio época de férias e ao que tudo indicava ela tinha ido viajar. Nesse meio, houve uma noite em que eu tava sentado sozinho na praça e vi do meu lado uma garota sozinha também. Era a Viviane. Eu puxei assunto com ela e fiquei conversando com ela praticamente a noite toda, e tentei até ficar com ela mas ela fez jogo duro dizendo que ainda tava confusa por causa de outro cara. Foi uma conversa bem divertida mas sem os frutos que eu esperava. Uma semana depois a Raquel apareceu e nós passamos uma noite ótima aos beijos e abraços, longe dos olhares do resto do grupo. Ela me disse que a Shirley tava até com ciúmes e eu disse a ela que não. Ela insistiu e eu disse que isso não podia ser uma vez que a Shirley não gostava de mim, e aí eu disse para esquecê-la e pensar em mim que estava ali perto… Uma semana depois ela tava com o NAMORADO na praça, e não deu para a gente ficar junto naquele dia. ela ainda veio com uns papos estranho de que ela tava afim de ficar com outro cara e que eu era “reserva” dela. Aí eu falei prá ela: Você vai ficar aqui? Porque eu vou procurar uns colegas ali!” Ela ficou e eu fui para não voltar mais. No meio do caminho eu ouvi alguém me chamar quando eu olhei para trás era a Viviane, dizendo que estava me procurando há duas semanas, e eu falei umas gracinhas para ela e ela riu e eu beijei ela algumas vezes. A Viviane sim era bonita, embora fosse uns quatro dedos mais alta do que eu… Uma semana depois ela estava fria que nem pedra mármore e quando eu me distraí ela tava de mãos dadas com outro cara. Esquece. É assim mesmo.

No campeonato eu tive o meu maior teste de paciência. Os dois primeiros jogos quase foram totalmente cancelados por causa de brigas feias! Numa delas o meu amigo de infância, que estava jogando pelo time da paróquia que eu frequento, teve a perna quebrada por um moleque debochado que teve que ser expulso do campeonato. Eu fiquei o dia todo mal à beça com isso. Na outra confusão, a outra coordenadora da região foi insultada e o namorado dela veio me falar de um jeito meio intimidador para eu simplesmente acabar com o campeonato por que a “namorada dele”(lembro a vocês que ela, como eu, também é coordenadora, uma autoridade ali). Eu tive que conversar com os coordenadores de cada paróquia e depois com todos presentes na quadra e tive que ameaçar cancelar o campeonato. Depois disso o campeonato seguiu mais ou menos em paz e ele foi até o final com campeão, entrega de troféu, medalha e tudo!

Quanto ao show, se trata do show do Angra!!! Minha banda favorita!!! E ganhei a pouco tempo o novo cd deles(Temple of Shadows) e ele tem uma história e tanto que eu vou usar para fzer minha próxima postagem, então aguardem.

Estarei de volta tão breve quanto meu aleatório tempo permitir.

E>Abraços a todos!<3
Captare