Sobre o filme “A Paixão de Cristo”

(Aviso: Este post foi publicado no antigo Captare’s Battle Site. Portanto, muitas idéias aqui expressas podem não corresponder ao que penso atualmente, podendo até mesmo contradizer meu modo de pensar atual).

Nesse último Sábado eu fui assistir a esse filme que está em cartaz, “A Paixão de Cristo”. Tive que ir ver o filme por três razões: Primeiro, o Mel Gibson estudou durante anos para fazer o filme, fora que eu já tinha ouvido falar que o filme era bastante chocante, então eu queria ver como estava essa versão da Paixão de Nosso Senhor; Segundo, o pessoal da Igreja todo foi ver o filme nesse sábado, então seria um programa bem divertido; E Terceiro, o padre com quem eu me confessei a pouco tempo pediu que, como penitência, eu fosse assistir ao filme, sinal de que pelo menos esse padre já entendeu o sentido tanto do sacramento da confissão quanto o sentido desse filme e, acima disso, o verdadeiro sentido em ser Cristão!!!

E o que dizer sobre o filme e todo o passeio em geral? Foi uma lição!!! Não estou falando do Martírio de Nosso Senhor Jesus Cristo, esse eu conheço muito bem. Não deve ser o objetivo principal de quem vê o filme ou de quem pensa em Jesus. Nosso Senhor não quer jogar em nossa cara todo o sofrimento que ele passou, pelo contrário, ele sofreu justamente para que não precisássemos passar por nada parecido em vida, e que com certeza não iríamos suportar…

O que mais me ensinou naquele filme foi os sentimentos envolvidos em todo o episódio da Paixão, perfeitamente expressados pelas jogadas de olhares entre os personagens, e o modo como o Senhor Jesus e Nossa Senhora reagiram a todas as situações, colocando toda preguiça, egoísmo, medo e descrença em último plano!!! Apenas cumprindo seu papel em toda aquela grande história, pessoas simples mudando o destino da humanidade com APENAS sua capacidade de escolha e sua força de vontade!!! Mudando a vida de muitas pessoas no caminho para a cruz(a citar: Mauco, servo de Caifás; Cassius, o Soldado que o crucificou e queria saber quem era aquela mulher que interferia daquele modo;Simão Cirineu, que ajudou Nosso Senhor a carregar a cuz, etc.)!!!

É essa que foi a verdadeira lição da Via Crucis: Não o sofrimento, não a tragédia, mas a superação disso tudo! Há! Muito foda!!! Eu saí do cinema transformado, DE VERDADE, mais não foi deprimido, por causa dos meus pecados, ultrassentimental, etc. Foi alegre, leve, como deve ser todo aquele que fala em nome de Deus! É pena que algumas coisas deixaram a perceber que nem todos aproveitaram o filme tanto quanto eu, como o coordenador do Círculo Bíblico do qual eu participo, que saiu do cinema arrasado, ou a namorada d’O Andarilho, que virava o rosto COM NOJO, masa cenas de martírio e chegou a pensar em SAIR DO CINEMA(sem comentários quanto a isso)… Mas é claro que é querer demais que todos tenham alcançado toda a profundidade desse que foi o episódio mais importante da história do universo, que todos entendessem o sentido de toda a Via Sacra, ainda mais quando ele está ofuscado por cenas fortíssimas de violência…

Destaque também para o Satanás do filme, que não é feio como em filmes como Fim do Dias e Meguido, e não é um ser bem apessoado e sarcástico como no Filme Jesus da Rede Globo, é uma figura gélida e cadavérica, de olhar frio e inexpressivo que fala sussurrando, de forma misteriosa, e sempre tentando fazer Jesus desistir da Missão. Literalmente, O Anjo Morto! Sem caricaturas! Tudo a ver com o verdadeiro!!!

De qualquer modo, foi um ótimo filme, um ótimo passeio e uma lição melhor ainda. Agora é esperar que aos poucos, cada um vá entendendo o sentido de toda aquela barbárie que o Rei sofreu.

Amém e Aleluia!!!

Captare

*************

E>Olá!<3

Gloriosas batalhas?? Bem, as minhas não têm tido muitas glórias, apenas muitas lições e muito trabalho para aprendê-las…

Essa semana não dá para colocar nenhum texto novo no Battle Site, pois eu tou até a testa ocupado com a encenação da paixão de Cristo na minha paróquia! Isso tá me dando um trabalho danado e vai me dar o triplo de hoje até o Sábado!!! Longe de ser uma reclamação isso é só uma satisfação aos Anjos Terrestres…
Quanto à briga que eu tive a pouco tempo com a Shirley, bem, ela já está falando comigo mas não parece muito disposta a ficar comigo de novo… Isso ainda me faz mal, é claro, eu sei que ela ainda não me entendeu direito, mas eu não posso obrigá-la a mostrar compreensão…

Quanto à FalangE, talvez já tenhamos dois candidatos para completar a banda, em breve deveremos ter notícias mais concretas quanto a isso…

Eu fico por aqui hoje, não deixem de vir assistir a encenação na minha Igreja!!! Os horários e dias estão na postagem anterior…

Passem no “Legado do andarilho“, que tá falando sobre violência e como esse conceito está se tornando, infelizmente, cada vez mais comum na nossa vida. Passe também no blog “Fênix”, da Marcela, que tá falando felicidade e a visão pessimista que alguns têm sobre esse assunto.

Não esqueçam de deixar seus comentários, no link abaixo, e deixar suas mensagens no Fórum de discussões!!!

E>Até mais!<3
Captare

Deixe uma resposta

