Clareza de Pensamento

Pensar é uma ação e clareza é a qualidade que essa ação deve ter. O conhecimento, a ciência e as boas idéias são chamadas de luzes do intelecto. E a luz serve para deixar o ambiente mais claro. Pensar claramente é não se deixar confundir ou distrair por idéias ou impressões erradas.

Acredito estar habilitado a ajudar outros a conseguirem esta Clareza de Pensamento, porque tive que construir a minha própria clareza de pensamento a custa de muito trabalho e muitas humilhações, através de muita tentativa e muito erro.

Quão obscuro está o pensamento das pessoas hoje em dia?

A inteligência é um dos bens mais preciosos que o gênero humano possui. Mas séculos de ideologia revolucionária, conflito idealismo-empirismo e engenharia social têm causado um fenômeno sem precedentes na história intelectual da humanidade: a estupidificação humana generalizada.

A decadência da cultura e das artes, a politização do ambiente científico e acadêmico, a proliferação de seitas e pseudo-religiões, a affirmative action e o discurso politicamente correto promovidos a modelos de ação ética, a infantilização generalizada dos adultos, a exaltação das atitudes desastradas da juventude – tudo isso é sintoma desta estupidificação e a extensão atual de cada uma destas coisas mostra o quão generalizada ela está. Alguns podem até perguntar “mas o que há de tão mal nessa estupidificação generalizada?” O fato é que dentre as conseqüências dela podemos citar como a estupidificação deixa uma pessoa sujeita a seguir líderes e mestres charlatães; como ela deixa a pessoa sujeita a desequilíbrios emocionais e, com isso, mais suscetível a conflitos por motivos mesquinhos; como ela tente a nivelar o conhecimento e o discurso pensante por baixo, deixando-nos a mercê do corporativismo dos estúpidos e como ela nos deixa sujeitos a atitudes perigosas de terceiros movidos pela pura estupidez.

Exemplos:

Para não mergulhar nessa espiral descendente do intelecto é preciso ter Clareza de Pensamento. Só a clareza de pensamento de cada indivíduo humano pode nos livrar da débâcle iminente.

Quais são as luzes que clareiam o pensamento?

Os homens de hoje normalmente raciocinam baseados em impressões vagas e sensações provocadas por palavras ou expressões; A clareza de pensamento é raciocinar baseado na coisa real, com suas características objetivas: É prestar atenção na mensagem inteira e não só naquilo que for cômodo;

Das principais fontes de conhecimento que o homem tem disponíveis para clarear seu pensamento, a primeira delas é a Fé Cristã. Recentemente o Papa promulgou a encíclica chamada Lumen Fidei – a Luz da Fé – na qual esse conceito da fé como uma luz que ilumina a consciência humana é reafirmado. No mundo em que vivemos avesso às coisas da religião, é comum pensar que as verdades iluminadoras da Fé Cristã dizem respeito apenas às pessoas que professam a Religião Católica. Mas isso é um preconceito, pois a Fé Cristã tem algo a dizer a todos os homens, independente daquilo em que eles acreditam: a Fé Cristã procura mostrar o sentido da existência de tudo, principalmente da existência do homem, ao revelar Deus Criador e o seu plano de Salvação; a Fé Cristã é a única ciência que possui uma antropologia completa, que não ignora arrogantemente o âmbito espiritual e o desejo de eternidade do homem; a Fé Cristã é a ciência que possui a mais completa e mais experimentada consideração sobre a ética das ações humanas. Tanto é assim que o papa, ainda hoje, é ouvido e levado a sério mundialmente nas várias questões que dizem respeito à dignidade humana.

A outra grande fonte de conhecimento que ilumina a mente do homem é a filosofia, que acha sua expressão mais perfeita na filosofia ocidental, que teve sua origem na Grécia antiga e que alcançou seu pleno desenvolvimento na Idade Média européia. É nos supostos desenvolvimentos modernos e pós-modernos dessa filosofia, que na verdade são desvios e descuidos, que encontramos a origem de tantas coisas que hoje contribuem para o obscurecimento generalizado do pensamento que ora presenciamos.

Exemplos de coisas pensadas com clareza

Abaixo encontram-se artigos meus em que trato de assuntos diversos, usando um pouco das idéias luminosas descritas acima para tratar dos assuntos com um pouco mais de clareza:

Guerra Cultural

A estupidificação generalizada da qual estamos falando é conseqüência principalmente da chamada Guerra Cultural, a guerra movida pelos movimentos revolucionários contra toda a Cultura Ocidental, principalmente em seus três pilares: a Religião Católica, o Modelo Romano do Direito e a Filosofia Grega.

É impossível adquirir certo conhecimento e não ser obrigado a tomar posição, de um lado ou de outro, nesta Guerra Cultural. Infelizmente a maioria daqueles que têm acesso à cultura, principalmente via universidade ou por meio dos espetáculos e da leitura, comumente e ironicamente tomam posição contra a cultura. Isso não acontece por que a cultura seja algo ruim e opressor, como prega a mentalidade revolucionária, mas é devido à aplicação de métodos sujos, como a chamada affirmative action, ou como a engenharia social, tornado esta uma guerra assimétrica para os defensores da cultura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s